A minha Lista de blogues

FMI - TIC

Ferramentas Multimédia II

Este blogue surge associado à Unidade Curricular de Ferramentas Multimédia para a Infância II e insere-se no plano de estudos do Mestrado em Estudos da Criança, Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação. No blogue serão publicados todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito desta U.C. assim como outros que consideremos pertinentes.

Esperamos pelas vossas visitas e agradecemos, desde já os comentários e sugestões que queiram apresentar.

terça-feira, 22 de março de 2011

A imagem como linguagem

Após a leitura do texto de Lencastre & Chaves (2007) A imagem como linguagem, tarefa destinada para a aula de Ferramentas Multimédia para a Infância II, deixamos aqui algumas considerações pessoais sobre o documento analisado.


O crescente desenvolvimento dos media tem contribuído para o papel preponderante que a imagem assume, cada vez mais, em termos comunicativos. Também na Educação se verifica que, em várias situações, o uso da imagem é importante, tornando as situações de aprendizagem mais esclarecedoras e ao mesmo tempo mais apelativas. Para Calado (1994), a imagem contribui para o apuro de faculdades como o sentido crítico e autonomia. Segundo Drapeau (1996), a imagem tem, pelas suas qualidades, um impacto imediato junto dos alunos, tendo estes mais facilidade em lembrarem-se de informação recebida quando está associada a imagens.


Tendo em conta estas perspectivas, consideramos pertinente desenvolver a alfabetização visual, o mais cedo possível. Deste modo facilita-se uma interpretação integral e correcta das imagens observadas, o que contribui para o domínio deste tipo de linguagem, servindo a mesma como elemento de comunicação.


Fonte: LENCASTRE, José Alberto & CHAVES, José Henrique (2007). A imagem como linguagem. In Barca, A., Peralbo, M.,Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, L. (eds.). Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 1162-1173. ISSN: 1138-1663


Para finalizar deixamos o vídeo de Ken Robinson que defende a criação de um sistema educacional que estimule a criatividade.




1 comentário:

  1. A sintese do texto está mesmo uma "super" sintese, ou seja, deixaram por comentar uma série de aspectos que me parecem importantes para a vossa UC.
    O video é fabuloso, já conheci mas sempre me impressiona!
    Abraço
    CC

    ResponderEliminar